top of page

Educação Popular x Vestibular

Formado em 2014, o Cardume sempre buscou refletir sobre o modelo tradicional de educação imposto nas escolas brasileiras. Cotidianamente há uma desconstrução do comportamento da equipe e dos educandos a partir da reflexão sobre seus posicionamentos em relação ao contexto social.

Entretanto, em 2017 analisamos nossos anos de trabalho e percebemos uma defasagem que consiste em uma falta de atenção ao fundamento teórico que sustenta o cursinho. Assim surgiu o Grupo de Estudos do Cursinho Popular Cardume, num processo de reflexão sobre as correlações entre uma educação crítica e o vestibular enquanto modelo ainda meritocrático e desigual de acesso ao ensino superior.

Durante os encontros, levantamos autores e textos que abordam o assunto e procuramos  articular com a nossa vivência no cursinho, com o objetivo de formar novos educadores e fortalecer nossa atuação dentro de uma perspectiva popular.

Com duração de 1 hora e 30 minutos, nossos encontros acontecem às segundas-feiras, às 17h15, na sala 119 da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista (endereço no rodapé).

Clique aqui para acessar o conteúdo utilizado

bottom of page