O que é o "ENEM"?
A sigla ENEM significa Exame Nacional do Ensino Médio.
Seu intuito inicial era o de aferir o desempenho nacional dos estudantes do ensino médio que estavam em vias de conclusão ou mesmo já haviam concluído o ensino médio, mas em pouco tempo passou a influenciar na nota dos exames de admissão em vestibulares das principais universidades do país, como a USP, UNICAMP e UNESP, contando preciosos pontos em exames concorridíssimos.
Atualmente, este tipo de exame é muito mais abrangente e possibilita a admissão em Insituições Públicas de Ensino Superior do Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada, o SISU. Isto porque, em algumas delas, o ENEM tornou-se a principal via de acesso, e em outras, o único, substituindo os tradicionais exames vestibulares.
Além disso, com a participação no exame é possível ingressar Instituições Privadas de Ensino Superior com bolsas de 50% e 100% por meio do Programa Universidade para Todos, o PROUNI. Também é possível fazer cursos técnicos e profissionais de nível técnico através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o PRONATEC, e conseguir financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estdantil, o FIES.
Em 2014, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) firmou um acordo com universidades portuguesas de aproveitamento dos resultados do ENEM para ingresso aos cursos de graduação, dando possibilidade ao estudante brasileiro de estudar no exterior em instituições como a Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa.
O ENEM é uma prova de caráter individual e interdisciplinar, realizada em dois dias, com o intervalo de uma semana entre eles, cujo objetivo é aferir o conhecimento do estudante em um conjunto global de competências e não apenas a sua capacidade de reter e memorizar o conteúdo seriado, tradicionalmente ensinado nas escolas.
Para se sair bem neste exame o aluno deve ser capaz de mobilizar conhecimentos teóricos na resolução de situações-problemas práticos, interpretar o contexto global e os fenômenos, dominar as linguagens, elaborar propostas e construir argumentações.