top of page
Por que o cursinho é "popular"?
O nome "popular" vem do princípio de Educação Popular, que é uma concepção criada por Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira. Esse tipo de educação articula diferentes práticas e saberes numa proposta metodológica que diverge da educação tradicional, em que o aluno é uma tábula rasa a ser preenchida pelo professor durante seus anos de formação.
Desse modo, o Cardume utiliza a Educação Popular buscando promover a participação ativa e a consciência crítica do estudante, para que entenda seu papel enquanto ser político e transformador na sociedade.
Por que o cursinho é "pré-ENEM"?
Os vestibulares tradicionais, como os de acesso à USP, UNICAMP e UNESP possuem uma metodologia diferente da utilizada no ENEM cujo formato mais interdisciplinar e menos conteudista permite aos alunos refletir e aplicar conceitos na resolução de situações-problemas, ao invés de utilizar a memorização sistemática, a famosa "decoreba".
Tendo em vista o histórico do ENEM na construção de um novo modelo de ingresso, articulado ao seu caráter político em relação à luta pelo processo de democratização do ensino superior através das discussões sobre política de cotas e permanência estudantil, acreditamos que o ENEM é um modelo para trabalhar a educação de forma não produtivista, mas contextualizada e crítica.
bottom of page